O Brasil é o segundo maior produtor de soja do mundo e apenas pequena parte dessa produção é destinada ao consumo nacional (Embrapa, 2012). Por uma questão cultural, a soja ainda não é frequente na mesa dos brasileiros. Porém, estudos recentes destacam os diversos benefícios da soja para a saúde e os nutricionistas recomendam a inclusão da soja na alimentação.
A soja cultivada no Brasil é da espécie Glycine Max e se destaca pelo seu alto valor nutricional. Possui aproximadamente 40% de proteínas de ótima digestibilidade, 20% de gorduras insaturadas que auxiliam na redução dos níveis de colesterol ruim e 10% de carboidratos acompanhados de fibras solúveis e insolúveis, que colaboram para a saciedade, funcionamento do intestino e redução dos picos de glicemia e prevenção de diabetes. Ainda contém vitaminas A, E, complexo B e minerais como Ferro e Cálcio.
A soja também pode ser considerada um alimento funcional, pois colabora para a prevenção de doenças além da manutenção da saúde.
Os compostos fenólicos e isoflavonas presentes no grão atuam beneficamente no organismo e podem prevenir as doenças cardiovasculares e cânceres como o de mama, pulmão, cólon, reto, estômago e próstata. A ingestão de soja ou derivados também pode prevenir osteoporose, já que as isoflavonas também, auxiliam na preservação do cálcio dos ossos. E ainda, por serem semelhantes ao hormônio feminino (estrógeno), as isoflavonas também são chamadas de fitoestrógenos e podem reduzir os sintomas da menopausa.
A soja pode ser encontrada em diferentes formas: soja em grão, farinha de soja (para o preparo de bolos e pães), extrato de soja ("leite de soja" em pó ou fluido), proteína texturizada (a chamada "carne de soja"), ou em outros produtos como óleos vegetais, massas, pães e biscoitos.
Café da manhã e lanches: leite de soja, suco de soja, vitaminas de soja, tofu, patê de soja, pães e biscoitos de soja, etc.
Refeições principais: salada de soja, feijão com soja, hambúrguer de soja, strogonoff de soja, quibe de soja, farofa de soja, feijão tropeiro de soja, sopa de soja, etc.
Para alcançar os benefícios da soja, recomenda-se o consumo de 25g de proteína de soja ao dia que deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis (ANVISA).
Autora do texto:
Betânia de Andrade Monteiro - Nutricionista CRN3 15364
Nenhum comentário:
Postar um comentário