quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Utilização de Panela de Ferro X Benefícios à Saúde


Antes de preparar uma boa refeição, o consumidor deve estar atento na hora de escolher onde o alimento será feito. Hoje a indústria oferece panelas de alumínio, vidro, cerâmica, aço inox, antiaderente (teflon), etc. Como existem tantos modelos, dos mais diversos materiais, o consumidor precisa saber que a escolha de cada um pode variar de acordo com o tipo de alimento. Conheça nesta matéria um pouco mais sobre a panela de ferro e em breve sobre os demais diferentes tipos de panelas e como utilizá-las adequadamente.

Na culinária brasileira os utensílios de ferro foram bastante tradicionais, sendo ainda encontrados na atualidade, em especial em determinadas regiões, particularmente em pequenas cidades do interior, eventualmente utilizados em ocasiões específicas. O predomínio das panelas de ferro na culinária existiu especialmente até 1950-1960, antes da utilização em massa das panelas de alumínio.
A liga usual de ferro nas panelas, conhecida comercialmente como GG 10, possui alto teor de carbono (C > 2%), e cerca de 93% de ferro, além de outros elementos minoritários.
O uso regular de panelas de ferro foi correlacionado pela população à prevenção e ao tratamento de anemia ferropriva. A ciência buscou fundamento para o conhecimento popular, seja mediante estudos envolvendo a avaliação da transferência do ferro da panela para os alimentos, seja no sentido de investigar se o ferro desprendido pela panela deste material é aproveitado pelo organismo.
Hoje é reconhecido pela ciência que as panelas de ferro liberam o metal para os alimentos e que este é aproveitado, no mínimo parcialmente, pelo corpo humano, sendo considerado em termos técnicos como ferro biodisponível. Tal constatação tem sido também assumida pelas autoridades em saúde coletiva já há alguns anos. A Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1991, afirmou que o uso de panelas de ferro no preparo de alimentos é uma forma alternativa para a redução da anemia por deficiência de ferro na população, incluindo em gestantes.
Assim sendo, é possível afirmar que o uso regular das panelas de ferro é benéfico ao estado nutricional de indivíduos vegetarianos, mulheres em idade fértil e crianças, ou seja, aos indivíduos mais susceptíveis à anemia por deficiência de ferro.
O peso do utensílio, o sabor residual metálico em certas preparações, ou mesmo alterações de cor dos alimentos estão entre os limitantes para a adoção da panela de ferro regularmente no preparo de alimentos. A “modernidade” também pode ser citada como um motivo que tende a levar ao desuso deste tipo de utensílio. Com respeito ao peso, pesquisa apontou que a substituição do ferro laminado no lugar do tradicional ferro fundido pode reduzir em cerca de 20% o peso do utensílio, ao mesmo tempo em que a desejável transferência de ferro do material é mantida.

DICAS E CUIDADOS
- Lavar sempre após o uso, secando completamente na chama do fogão tanto a panela como a tampa da mesma.
- Para guardar por tempo prolongado untar com óleo vegetal refinado, e antes de usar novamente, lavar completamente.
- Panelas antigas de ferro são tão boas quanto as mais novas.
- Caso a panela esteja enferrujada, para evitar ingerir o excesso de ferro contido na ferrugem, lavar com água morna e detergente neutro, secando na chama do fogão. Caso a ferrugem seja excessiva, pode ser necessário ferver e desprezar a água da fervura.
- Não preparar todos os alimentos integrantes das refeições em panelas de ferro, pois também não é interessante ter uma ingestão excessiva de ferro.
- Não guardar alimentos em panelas de ferro, exceto se tratando de panela de ferro esmaltada.
- No frio ela ajuda a manter o alimento quente durante o período das refeições.



INDICAÇÕES
RESTRIÇÕES




RELACIONADAS A INDIVÍDUOS
-Portadores de anemia ferropriva.

-Crianças e adolescentes.

-Gestantes.

-Mulheres em idade reprodutiva.

-Vegetarianos.
-Portadores de hamocromatose.

-Portadores de dislipidemias: hipercolesterolemia, hiperlipidemia e hipertrigliceridemia.









RELACIONADAS A ALIMENTOS/ PREPARAÇÕES
-Preparo de alimentos de cor escura, evitando alterações na coloração.

-Alguns alimentos, como o arroz e a pizza congelada ganham atributos sensoriais desejáveis.

-Batata assada e soutê são indicados por terem seu visual e crocância valorizados quando preparados em recipientes de ferro.

-Sopas, caldos e molhos coloridos são indicados.

-O preparo de carne em panela de ferro potencializa a absorção de ferro pelo organismo.

-Contra indicado para frituras por imersão.

-Evitar contato prolongado entre a panela e os alimentos devido à transferência excessiva de ferro.

-Não guardar alimentos em panela de ferro fundido sem revestimento.

-Alterações sensoriais em certos alimentos (cor, aroma e sabor).


Referências:
Quintaes KD, Caleffi R. Tudo sobre panelas. São Paulo: Atlântica. 2010.

Instituto de Defesa do Consumidor – IDEC. Conheça os diferentes tipos de panelas e como usá-las adequadamente. Disponível em: http://www.idec.org.br/consultas/dicas-e-direitos/conheca-os-diferentes-tipos-de-panela-e-como-usa-las-adequadamente.

Nutritotal. Utensílios de ferro usados em preparações culinárias aumentam os níveis desse nutriente na alimentação? Disponível em: http://www.nutritotal.com.br/perguntas/?acao=bu&categoria=1&id=342.

Quintaes KD. Utensílios para alimentos e implicações nutricionais. Rev. Nutr. Campinas, 2000;13(3): 151-156.


Até a próxima pessoal!!! Beijos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que faz mais sucesso no blog...