Uma alimentação saudável é entendida como aquela que faz bem, promove a saúde e que deve ser orientada e incentivada desde a infância até a idade adulta. No entanto, nem sempre depende apenas de opção individual. Baixa renda, exclusão social, escolaridade inadequada e falta ou má qualidade de informação disponível podem restringir a adoção e a prática de uma alimentação saudável. Para ser considerada saudável, a alimentação deve ser planejada com os diversos tipos de alimentos, de procedência segura, conhecida e fiscalizada.
Uma alimentação saudável não é simplesmente a ingestão do alimento adequado, mas também a quantidade e frequência em que é consumido. Recomenda-se que por dia sejam feitas até seis refeições, sendo elas: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite. Algumas dessas refeições podem ser suprimidas, sendo aconselhável o mínimo de quatro refeições diárias, porque o tempo prolongado sem a ingestão de alimentos pode ser prejudicial. Essas refeições não podem ser realizadas em qualquer horário e sem nenhum critério. É preciso disciplina na alimentação para que ocorra o correto funcionamento do organismo.
Existe uma grande variedade de alimentos e diferentes formas de consumí-los. Para o melhor aproveitamento de nutrientes e vitaminas disponíveis nos alimentos, é preciso consumir os alimentos em diferentes formas de preparação, além de variar ao máximo os grupos dos alimentos que compõem o cardápio.
Para conquistar e manter uma boa saúde através de uma alimentação adequada e equilibrada, alguns itens são necessários e imprescindíveis:
- Ter horários fixos para as refeições;
- Ingerir alimentos variados, de qualidade e em quantidade adequada;
- Adotar práticas seguras de manipulação dos alimentos;
- Fazer as refeições com tranquilidade;
- Evitar a ingestão de líquidos durante as grandes refeições (almoço e jantar);
- Ingerir de 8 a 10 copos de água por dia;
- Evitar o excesso de frituras e alimentos gordurosos;
- Evitar petiscos e beliscos entre as refeições;
- Procurar montar pratos coloridos;
- Adotar pequenas caminhadas ou leves movimentos para facilitar o processo digestório dos alimentos.
Fonte:
Alimente-se Bem: Alimentação Saudável - 50 receitas nutritivas com cereais e leguminosas/ 1ª edição - São Paulo: SESI-SP;2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário