quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Diet x Light.. Qual a diferença?



Desde o início da comercialização dos alimentos dietéticos, a maioria dos consumidores associaram esses produtos como sendo de baixo valor calórico e, conseqüentemente, permitidos para as pessoas que precisam ou desejam perder peso. Depois, vieram os alimentos light que confundiram ainda mais os consumidores.
Cada vez mais esses produtos fazem parte da nossa alimentação e do nosso dia a dia. A partir da década de 1990, eles deixaram de ser relacionados somente a doenças como o diabetes e a doença celíaca (doença de condição crônica que afeta principalmente o intestino delgado), e passaram a ser consumidos de maneira mais generalizada, especialmente por aqueles indivíduos de olho no peso.
A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Dietéticos (Abiad) estima que, nos últimos dez anos, o consumo desse tipo de alimento no Brasil tenha crescido 800%. Em 2010, o crescimento foi de 9% maior do que no ano anterior. 
Hoje, eles são encontrados em 35% dos lares brasileiros. Ao mesmo tempo em que o peso da população brasileira aumenta, como mostram os dados anuais do Ministério da Saúde, cresce também a vontade de ter uma dieta controlada, de consumir produtos mais saudáveis e que tragam benefícios ao corpo. Infelizmente nem sempre intenção e resultado coincidem. Algumas vezes simplesmente por falta de informação adequada.

 Parece que ter a denominação light ou diet no rótulo de um alimento ou bebida já diminui a culpa por consumi-los. Mas nem todos sabem a diferença entre light e diet e, por conta disso, podem acabar prejudicando a saúde ou mesmo ganhar indesejados quilinhos. Para que isso não aconteça, é necessário saber diferenciá-los. 



DIET x LIGHT...  QUAL A DIFERENÇA?


De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, o termo diet  pode ser utilizado nos seguintes produtos:
- Alimentos para dietas com restrição de nutrientes, como por exemplo: carboidratos, gorduras, proteínas, sódio, glúten, entre outros.
- Alimentos  para dietas com ingestão controlada de nutrientes  (para manutenção de  peso ou de controle de açúcares, entre outros). Estes alimentos não podem ter a adição de nutrientes. Assim, alimentos para ingestão controlada de açúcar não pode haver inclusão desse nutriente. Sendo permitida apenas a existência de açúcar natural do alimento.
Todos os produtos diet devem ter isenção de algum nutriente. O ideal é sempre dar uma boa olhada no rótulo para descobrir a qual nutriente ele se refere. Os consumidores de produtos diet normalmente apresentam condições metabólicas ou fisiológicas específicas e precisam de alimentos especialmente formulados, que eliminam ou substituem algum componente.

  
            No exemplo acima, é feita uma comparação entre um refrigerante convencional e um zero considerando a mesma porção para ambos (200ml). Pode-se observar que no zero há uma insenção de carboidratos e calorias, o que é vantagem para os diabéticos, já que estes devem atentar para o consumo de carboidratos. Porém há um aumento da quantidade de sódio, o que não é interessante para indivíduos hipertensos, já que estes devem evitar a ingestão de produtos ricos neste nutriente.


A definição de alimento light deve ser empregada nos produtos que apresentem redução mínima de 25% em determinado nutriente ou calorias comparado com o alimento convencional.
Dessa maneira, a primeira diferença entre o alimento diet e light está na quantidade permitida de nutriente. Enquanto que o diet precisa ser isento, o light deve apresentar uma diminuição mínima de 25% de nutrientes ou calorias em relação ao alimento convencional.
A segunda diferença é conseqüência da primeira: o alimento light não é, necessariamente, indicado para pessoas que apresentem algum tipo de doença como diabetes, colesterol elevado, celíacos ou fenilcetonúricos. Se, o alimento light apresentar eliminação do nutriente, como por exemplo o açúcar, poderá ser consumido pelos diabéticos. Desta forma, se o alimento light tiver insenção de algum nutriente, este também pode ser considerado diet ou zero.
            É importante lembrar que esses produtos devem ser consumidos nas porções recomendadas. Geralmente as pessoas acreditam que podem  consumir  mais, por ter menos calorias.

           

           
Vamos comparar a informação nutricional de um requeijão cremoso convencional com a informação nutricional de um requeijão cremoso light da mesma marca. Podemos começar observando que a quantidade por porção é diferente entre um e outro, pois para o requeijão convencional foi utilizada como referência, a porção de 30g, enquanto para o requeijão light a referência foi de 50g. Para padronizar e facilitar nossa comparação, agora utilizarei como referência o equivalente a 30g de cada produto. Desta forma podemos observar que no requeijão light há redução de calorias (-27,4kcal/porção), gorduras totais (-3,6g/porção) e gorduras saturadas (-2,34g/porção), o que é vantagem para indivíduos em dieta para perda de peso. Porém há aumento de carboidratos (+0,9g/porção), proteínas (+0,8g/porção) e sódio (+14,8mg/porção).

Ler os rótulos dos produtos light e diet  e compará-los com o alimento convencional será a melhor forma de verificar se eles atendem as suas necessidades. Portanto solicite ao seu nutricionista que o oriente a leitura de rótulos dos produtos e fique sempre atento na hora da compra, pois como estes podem ter maior custo, quando comparados com os convencionais, você poderá gastar mais por um produto, sem que haja necessidade de ser substituído.  


DÚVIDAS FREQUENTES

1- Diet é um produto somente “sem açúcar”?
Não necessariamente. O produto diet tem restrição de algum nutriente seja esse carboidrato (açúcar) gordura, proteína, sódio ou outro.

2- Qual a diferença do alimento diet sem açúcares e o alimento diet sem adição de açucares?
O alimento diet sem adição de açúcares é aquele em cujo preparo não são utilizados açúcares como ingredientes (açúcar refinado, cristal, mel, glicose, etc.), porém o produto final pode conter açúcares provenientes de seus próprios ingredientes (ex: frutose, o açúcar da fruta). Já os alimentos diet sem açúcar não possuem nenhum tipo de açúcar (adicionado no preparo ou do próprio ingrediente) em sua composição.

3- O alimento diet tem sempre menos calorias que o produto convencional?
Isso depende dos nutrientes restringidos no produto. Portanto compare a tabela nutricional dos produtos para saber a composição e a quantidade dos ingredientes presentes nos mesmos. Um exemplo é o chocolate. No chocolate convencional os principais ingredientes são açúcares e gorduras, já no chocolate diet o açúcar é retirado deixando a gordura como ingrediente principal e aumentando as calorias do produto, já que gorduras têm mais calorias que os açúcares.

4- E o alimento light tem sempre menos calorias que o produto convencional?
Depende. Se ele for light porque tem baixo ou reduzido valor energético, ele será menos calórico. Mas, por exemplo, se ele for light relacionado ao teor reduzido de sódio ou colesterol seu valor energético poderá ser igual ao do alimento convencional.


Referências:
Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Dietéticos (Abiad). Disponível em: http://www.abiad.org.br/
Portaria n º 29, de 13 de janeiro de 1998. Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/legis/portarias/29_98.htm
Portaria n º 27, de 13 de janeiro de 1998. Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/legis/portarias/27_98.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que faz mais sucesso no blog...