terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Comece 2014 com a saúde em dia!


Agora que você já comemorou as festas de fim de ano, comeu todas as delícias da ceia e brindou com sua família e amigos, chegou a hora da virada. Comece 2014 com força total!
Para se recuperar dos exageros cometidos durante os dias de festa, não é preciso fazer nenhuma loucura como ficar sem comer, restringir excessivamente as calorias ou consumir apenas sucos e sopas. Basta você voltar a ter uma alimentação balanceada, reduzindo um pouco as quantidades e praticando exercícios físicos para gastar as calorias adquiridas.
Aproveite o verão e dê preferência por alimentos mais leves como frutas, saladas de verduras e legumes, sucos, vitaminas, gelatina, salada de frutas, etc. Estes alimentos são digeridos mais facilmente e por isso evitam desconfortos intestinais. Possuem grande quantidade de água, fibras, vitaminas e minerais além de fornecerem poucas calorias e contribuir para a eliminação do peso adquirido nas festas.

AVEIA

Faça da aveia seu grande aliado! A aveia é um tipo de carboidrato que contém fibra solúvel e insolúvel. A fibra é a parte estrutural das plantas, grãos, frutas e hortaliças que não pode ser digerida pelo nosso organismo e nem pode fornecer energia. A fibra solúvel é responsável por diminuir a absorção de açúcar no nosso intestino. Isso é uma vantagem muito boa, pois em quantidade adequada auxilia na perda de peso.
Muito se tem estudado sobre a beta-glucana, uma fibra solúvel encontrada na aveia. Sabe-se que o consumo regular ajuda a diminuir o colesterol sanguíneo, reduzir a pressão arterial e controlar o diabetes. Esta fibra absorve água no intestino e forma uma pasta que ajuda na captura do colesterol dos alimentos e diminui sua absorção para o corpo.
A parte de fibra insolúvel da aveia é responsável por reduzir a chance de ter doenças intestinais, ajuda a eliminar substâncias que podem levar ao câncer e regula o trânsito intestinal.
Além desses fatores, a aveia contém muitos antioxidantes que previnem contra o envelhecimento e o aparecimento de doenças, contém zinco que auxilia na diminuição de acnes e melhora o sistema imunológico, contém boro, um mineral importante para a saúde dos ossos.
Para conseguir os benefícios da aveia é necessário o consumo regular de uma forma variada, ou seja, nas frutas, como componentes de bolos, como mingaus, em vitaminas, iogurtes e etc.
Cálcio, ferro, cobre, zinco, magnésio, fósforo e manganês são encontrados em abundância neste cereal.
A aveia é encontrada em forma de farelos, flocos e farinha, sendo que o consumo do farelo é ligeiramente mais nutritivo que as outras duas versões, porém todas as três possuem as mesmas características benéficas para o organismo.
Por se tratar de um cereal que contém um pouco mais de gordura que os demais, é recomendável comprar a quantidade necessária para o consumo a curto prazo. A conservação dela por muito tempo pode torná-la rançosa. Prefira as embaladas a vácuo, ou a granel, em uma casa de produtos naturais de sua confiança.
Graças a quantidade de fibras que a aveia possui, seu consumo regular faz com que o intestino funcione corretamente, absorvendo os nutrientes que o organismo necessita e deixando de ser preguiçoso.
Para os diabéticos, as fibras da aveia juntam-se ao açúcar dos alimentos, fazendo-o cair mais lentamente na corrente sanguínea. Para quem tem colesterol alto a aveia é uma ótima aliada na redução do LDL, pois suas fibras são solúveis em água e se transformam em um gel que faz com que as gorduras não se depositem nas artérias, ajudando a baixar os níveis de colesterol ruim, prevenindo as doenças do coração e também do câncer de intestino.
Além disso, essas fibras dão uma sensação de saciedade mais rápida. E também é eficaz na prevenção do hipertireoidismo, pois estimula a glândula tireóide.
A aveia é pouco conhecida no tratamento das infecções urinárias, dores musculares, enxaquecas e insônia. Mas muito recomendada na medicina alternativa.
E ainda funciona como energético para atletas e pessoas com desgastes físicos e mentais, além de ajudar no desenvolvimento do feto em mulheres grávidas.
Outros alimentos ricos em fibras são a granola, as castanhas e a linhaça, que possuem vitaminas, minerais e carboidratos e são extremamente importantes para o bom funcionamento do cérebro.
GRANOLA
Geralmente feita de uma mistura entre cereais (aveia, flocos de arroz, germe de trigo), frutas desidratadas (uva passa, banana passa), frutos oleaginosos (castanha do pará, castanha de caju, nozes) e açúcar mascavo.
Os principais benefícios da granola são que elas auxiliam na regularização da função intestinal, no controle das taxas de açúcar e gordura no sangue, além das vitaminas e minerais antioxidantes combaterem a nocividade dos radicais livres e atuarem como ferramentas para as reações químicas geradoras de energia em nosso organismo. Por sua composição, a granola torna-se uma das principais opções de alimentos para serem ingeridos após uma corrida ou uma caminhada mais longa.

CASTANHAS


Castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, amendoim, pistache... Realmente as oleaginosas estão presentes na nossa alimentação, seja em receitas especiais em determinadas épocas festivas do ano, como nas preparações ou produtos que consumimos. Vale destacar que o nosso organismo necessita de nutrientes essenciais presentes em determinados alimentos e as oleaginosas fazem parte desse grupo que trabalha a nosso favor. Além de fornecerem gorduras de ótima qualidade e vitamina E, elas possuem quantidades concentradas de zinco, cobre, manganês, selênio e cálcio, que são minerais importantes com propriedades antioxidantes. A castanha de caju é uma das preferidas como aperitivo e possui proteínas ricas em aminoácidos essenciais. Por ser uma ótima fonte de proteínas e de gorduras é um alimento altamente energético e recomendável para atletas. Já a castanha do pará é rica em selênio e, a ingestão diária de apenas uma castanha, repõe a quantidade de nutriente necessária para combater o envelhecimento celular, causado pela formação natural de moléculas que danificam as células, ou seja, os radicais livres.
São tantos os benefícios desses alimentos que poderíamos escrever mais e mais páginas sobre o assunto! Portanto, vale a pena investir nos alimentos citados acima!

Feliz ano novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário