quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Orientações Nutricionais Para Pacientes em Tratamento Quimioterápico


Uma dieta saudável é vital para o sucesso do tratamento. Ele auxilia deixando o paciente mais forte e bem disposto, ameniza a perda de peso e mantém o sistema imune forte contra infecções. Pessoas que ingerem uma quantidade adequada de calorias, carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras estão mais aptas a lidar com os efeitos colaterais da quimioterapia, tornando o tratamento mais eficaz.


Geralmente, os pacientes em tratamento quimioterápico para câncer de mama, costumam ganhar peso e não devem aumentar o consumo de “calorias vazias” (chocolate, balas, bombons, doces...).

A quimioterapia tem a função de matar as células cancerígenas. Nesse processo, algumas células saudáveis podem ser atingidas causando os chamados efeitos colaterais do tratamento. As células saudáveis que crescem e se dividem rapidamente (boca, trato gastrointestinal, sangue e cabelos) podem ser afetadas. Portanto, é comum durante esse processo o paciente apresentar anemia devido à imunossupressão, no qual a medula fica com baixa capacidade de fabricar células novas.

Ao contrário do que muita gente pensa você não deve comer somente alimentos ricos em ferro, mas também, alimentos que contenham os outros nutrientes participantes da formação das células vermelhas do sangue, como: Vitamina A, Ácido Fólico, Vitamina B12, Vitamina B6, Vitamina C e proteína. Na tabela a seguir, você poderá encontrar alguns desses alimentos.



EFEITOS COLATERAIS E DICAS NUTRICIONAIS
BOCA SECA
A quimioterapia e radioterapia de cabeça e pescoço podem reduzir o fluxo de saliva e causar secura na boca. A boca seca pode levar à alterações no paladar. Seguem algumas dicas:
-Tenha sempre uma garrafinha de água e procure beber líquido (em pequenas quantidades) junto com a comida para facilitar a deglutição.
-Procure ingerir bebidas cítricas como a limonada (não ingira caso tenha feridas na boca), picolés de frutas, balas e chicletes sem açúcar para estimular a salivação.
-Utilize um canudo para ingerir líquidos.
-Evite bebidas alcoólicas, ácidas, café, chá preto, mate, chocolate ou tabaco.

NÁUSEA/ VÔMITO
Podem ser causados pela quimioterapia, radioterapia, imunoterapia ou pela própria doença. Algumas pessoas  podem desenvolver náuseas antes mesmo do tratamento, ou meses após.
-Procure comer apenas quando tiver controlado o quadro de náusea.
-Dê preferência a líquidos claros (sucos, gelatinas e chás), água tônica e alimentos frios (iogurte, picolés de frutas ou gelatina).
-Procure mascar cristais de gengibre ou colocar pedaços na sua garrafinha de água.
-Evite alimentos fritos, empanados, gordurosos, muito doces, condimentados ou com odor forte.
-Congele seu suco de frutas favorito ou água de coco em cubinhos de gelo e chupe nos intervalos.
-Procure comer em intervalos de 3 em 3 horas. Evite sentir fome, pois isso pode estimular a sensação de náusea.
Não se force a ingerir seus alimentos preferidos quando estiver nauseado. Isso pode causar-lhe uma aversão a esses alimentos.
-Evite comer em ambientes fechados, muito cheios, quentes ou com odor de comida.
-Beba bastante líquido durante o dia em quantidades e intervalos pequenos, sempre gelados ou à temperatura ambiente. Evite líquidos quentes.
-Evite deitar-se após as refeições.

DIARREIA
A diarreia pode ser causada por alguns medicamentos utilizados na quimioterapia, ou pela radioterapia abdominal, infecções ou fatores emocionais. Na diarreia é comum acontecer a desidratação, que significa que seu organismo não tem água suficiente para trabalhar bem. Pode ocorrer também intolerância à lactose, pois as enzimas do intestino que digerem a lactose podem não estar trabalhando adequadamente, causando gases, cólicas e diarreia.
-Procure beber bastante líquido para repor suas perdas, evite bebidas gasosas.
-Evite alimentos gordurosos, fritos, condimentados e muito doces.
-Evite alimentos crus, integrais, fibras e alimentos que provocam gases.
-Prefira líquidos à temperatura ambiente.
-Evite consumir em excesso alimentos com cafeína.
-Evite nesse período leite e seus derivados, ou substitua por leite se soja ou leite de vaca com baixo teor de lactose.
-Alimente-se de bolachas, frutas cozidas, batata, cenoura, chuchu, arroz, carne, frango ou peixe assados, cozidos, grelhados ou ensopados.

CONSTIPAÇÃO INTESTINAL
Pode ser causada por medicamentos (antieméticos e analgésicos), alguns quimioterápicos, falta de fibras e/ou líquidos na dieta ou falta de atividade física.
-Procure beber pelo menos 2 litros de água ao dia.
-Procure de alimentar sempre nos mesmos horários e não inibir o reflexo evacuatório.
-Aumente a ingestão de fibras na dieta (pão integral, arroz integral, macarrão integral, frutas secas, mamão, laranja e tangerina com bagaço, ameixa, caqui, manga, figo, damasco, vegetais folhosos, etc.
-Procure fazer exercícios físicos, com autorização de seu médico.
-Somente utilize laxantes mediante prescrição médica.

PORQUE A ÁGUA É TÃO IMPORTANTE?


A água e os líquidos de uma forma geral são vitais para o organismo. Cerca de 70% do nosso corpo é composto de água, necessária para o metabolismo de nutrientes e para o bom funcionamento renal e intestinal, além de prevenir o ressecamento da pele. É importante lembrar que parte da medicação quimioterápica é eliminada via renal, portanto a ingestão de 2 litros de líquido torna-se importante, evitando assim, que a urina se apresente de coloração amarelo-escura e com odor de medicamento.
Um outro líquido excelente para a hidratação do corpo é a água de coco. Seu valor nutritivo e sabor variam de acordo com o estágio de maturação, apresentando de maneira geral quantidades significativas de sais minerais como potássio, sódio, fósforo, cloro e magnésio, além de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas A, B1, B2, B5 e C.

O QUE COMER NO DIA DA QUIMIOTERAPIA

Quando você for fazer quimioterapia, principalmente se morar longe, procure ter lanches práticos na bolsa, pois o tratamento é demorado e não é indicado você ficar muito tempo sem comer.

No café da manhã: frutas, iogurte, sucos, torradas (evite o leite).
No almoço e no jantar: sopa ou saladas compostas de frutas (manga, abacaxi, melancia, melão, kiwi, laranja, mamão, morango, pêssego, tangerina) com queijo branco e peito de peru.
Nos lanches intermediários: picolé de frutas, sucos naturais de frutas, gelatina ou milkshake de iogurte desnatado com sorvete de frutas.


Após o tratamento é indicado o consumo de alimentos leves, como uma sopa ou lanches naturais pobres em gorduras, para não prejudicar a digestão.

CUIDADOS NUTRICIONAIS APÓS O TRATAMENTO

Muitos efeitos colaterais desaparecem após o término dos tratamentos. Entretanto, alguns podem persistir por algum tempo ainda. Quando você começar a se sentir bem e a se alimentar melhor, podem surgir algumas questões sobre qual a dieta mais saudável para seguir a partir desse momento.

-Procure comer alimentos variados de todos os grupos alimentares.
-Tente comer 5 porções de frutas por dia, incluindo as cítricas e 2 de vegetais, incluindo os verdes escuros e os amarelos alaranjados.
-Faça uma boa ingestão de alimentos com fibras (pães e cereais integrais).
-Compre frutas e vegetais diferentes, alimentos com baixo teor de gordura ou grãos integrais cada vez que você for ao mercado ou à feira.
-Evite alimentos fritos, empanados e procure fazê-los grelhados, assados ou ensopados.
-Se for consumir bebidas alcoólicas, faça-o somente ocasionalmente e em pequenas quantidades.
-Se você estiver acima do peso, procure seguir orientação dietética personalizada e fazer uma atividade física que você gosta e esteja permitida pelo médico.

Até a próxima!! =)

2 comentários:

  1. Oi Ana, muito bom teu artigo....!
    Gostaria de saber (ainda estou tentando achar no teu blog) se você já escreveu algo sobre a alimentação do portador de HIV e do doente de AIDS.
    Vi algum material no site do MS, mas, não achei bom....

    Abs
    Parabéns pelo material publicado!

    ResponderExcluir
  2. Olá Fabiana!! Que bom que gostou do artigo! Ainda não fiz nenhuma matéria sobre a alimentação do portador de HIV, porém estarei em busca de referencias para escrever sobre o assunto em breve! Obrigada pelo comentário! =)

    Clique em participar deste site, que fica ao lado direito da pagina inicial do blog e receba em seu e-mail notificações sobre os futuros posts do blog!!

    ResponderExcluir