domingo, 7 de abril de 2013

Uma análise sobre a "dieta da USP"

Olá pessoal!! Bom hoje iniciarei uma série de posts sobre as dietas da moda, começando pela famosa "dieta da USP"... Primeiramente vejamos como é feita esta dieta...

Aqui segue o cardápio da dieta da USP. O regime da USP permite você perder gordura e emagrecer devido ao acelaramento do metabolismo e fazendo com que o organismo comece a queimar gordura mais rapidamente.
O regime deve ser seguido à risca para ter os resultados desejados!
Caso tenha algumas dúvidas sobre o cardápio da dieta da usp é só deixar um comentário abaixo que alguém ajuda a esclarecer as dúvidas. Boa sorte na dieta da usp!

Primeiro Dia

Manhã: Café preto sem açúcar, com adoçante. (tente sem adoçante também, vc vai aprendendo a gostar do real gosto amargo do café)
Almoço: 2 ovos cozidos e ervas a desejar. (não coma a gema, só a clara, ela que tem proteínas, a gema é mto calórica)
Jantar: salada de alface com pepino e salsão à vontade.

Segundo Dia

Manhã: Café com bolacha cream-craker
Almoço: 1 bife grande com salada de frutas à gosto.
Jantar: Presunto à vontade.

Terceiro Dia

Manhã: Café com biscoito cream-crakers.
Almoço: 2 ovos cozidos, salada de vagem e 2 torradas.
Jantar: presunto e salada.

Quarto Dia

Manhã: Café com biscoito.
Almoço: 1 ovo cozido, 1 cenoura e queijo minas à vontade.
Jantar: Salada de frutas e iogurte natural.

Quinto Dia

Manhã: Cenoura crua espremida com limão e café preto.
Almoço: Frango grelhado à vontade.
Jantar: 2 ovos cozidos com cenoura.

Sexto Dia

Manhã: Café com biscoito.
Almoço: Filé de peixe com tomate à vontade.
Jantar: 2 ovos cozidos com cenoura.

Sétimo Dia

Manhã: Café com limão.
Almoço: Bife grelhado e frutas à vontade.
Jantar: Comer o que quiser, menos doce e bebidas alcoólicas.

Observações

  1. Depois de completa esta série, comece novamente desde o primeiro dia ao sétimo dia. Depois de 14 dias você terá perdido 14 Kg. No 15º dia você poderá retornar a seus hábitos alimentares normais.
  2. Ervas permitidas: agrião, chicória, alface. Pode beber água, café e chá o dia inteiro.
  3. Não deve trocar os alimentos e nem substituí-los de horário.
Espero que tenha gostado do cardápio da dieta da usp e que esteja entusiasmada para seguir a dieta e conseguir emagrecer rápido!
O texto acima foi extraído do site: http://dietadausp.net/cardapio-da-dieta-da-usp/
Agora, vamos analisar alguns pontos sobre esta dieta!
1. Apesar de levar esse nome, a dieta não recebe o reconhecimento de profissionais da Universidade de São Paulo;
2. O cardápio da dieta da USP é composto basicamente por proteínas, gorduras e líquidos. Há presença de carboidratos e fibras (das frutas) em algumas refeições, mas a base da dieta é proteica. Esta também é uma dieta hipocalórica, que pode causar diversos prejuízos ao organismo. A soma dessas duas características acima faz com que o corpo pare de queimar carboidratos e passe a usar massa magra (tecido muscular) para obter energia. E sendo este o tecido mais rico em água do nosso organismo, muito líquido é perdido, além de músculo e gordura. Realmente há perda de peso, mas esse peso perdido consiste de massa muscular e água, sendo assim, o corpo fica debilitado e sem energia.
3. Como todas as dietas hiperproteicas que prometem perda de peso rápida, os efeitos colaterais não demoram a surgir. Com a queima da gordura para produzir energia, o corpo começa a produzir em excesso os chamados corpos cetônicos, que são substâncias que fornecem energia para o corpo assim com a glicose vindo dos carboidratos, porém, em menor quantidade. Os corpos cetônicos serão excretados pelo corpo através do suor, da urina e do hálito, deixando-os com um cheiro forte. Esse tipo de dieta também está relacionada ao mal-estar, tontura, cansaço, fraqueza muscular, desatenção e estresse. Dessa forma, é muito comum as pessoas que fazem essa dieta passarem os 14 dias mais irritadas e com dificuldade para fazer atividades simples do dia a dia, como subir escadas ou mesmo se concentrar no trabalho.  
4. Um dos maiores problemas de uma alimentação restrita é o efeito sanfona, e a dieta da USP não foge a essa regra. Quanto mais radical e hipocalórica é uma dieta, maior a chance de um efeito rebote após o seu término. Isso acontece em um primeiro momento porque os quilos perdidos são constituídos basicamente de líquidos, que são rapidamente recuperados. Ao voltar aos hábitos alimentares rotineiros, você também aumenta a ingestão calórica rapidamente e seu corpo começa a repor toda a gordura e músculos perdidos. Além disso, sua alimentação normal nem sempre é saudável e não está focada na manutenção do peso, o que pode contribuir para os quilos voltarem à balança. 
5. A Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo de dois litros de água por dia para manter o corpo funcionando de forma saudável, meta que pode não ser atingida facilmente quando há o consumo desenfreado de outros líquidos. Apesar de pouco calóricos e saudáveis, os chás e o café podem causar prejuízos ao organismo se consumidos em excesso. A inclusão desordenada de chás e cafés na dieta pode gerar deficiências nutricionais, uma vez que a cafeína compete com a absorção de alguns nutrientes, como o ferro, e por isso líquidos com essa substância não podem ser consumidos juntamente com as refeições.
6. A dieta da USP conta com somente 3 refeições diárias, e sabe-se que longos períodos de jejum levam a uma queda no metabolismo, diminuindo o gasto calórico basal e aumentando a fome nas grandes refeições, podendo levar à desistência da dieta seguida de exagero alimentar. A ideia de que quanto menos se come mais se emagrece não é real. Se o organismo recebe pouca comida, ele pode encarar como um período de fome e em vez de gastar calorias, vai poupá-las até entender que você encontrou comida novamente. Circula na internet uma outra versão desta dieta que inclui dois lanches intermediários, porém mesmo esta outra versão, que possui os lanches intermediários não dá aporte calórico suficiente para o metabolismo funcionar como deveria.  

E então pessoal, depois de analisar a dieta, podemos observar que realmente há "perda de peso", porém a adesão a esta dieta acarreta a vários prejuízos para o organismo, além do efeito sanfona que causa. Portanto, se você deseja perder peso com saúde não recorra a dietas malucas,  procure um profissional nutricionista e faça um plano de reeducação alimentar, pois não existem dietas milagrosas que fazem você perder peso e mante-lo comendo qualquer coisa após o seu término. O segredo é incluir alimentos saudáveis, apetitosos e nutritivos no seu dia a dia, praticar atividades físicas e respeitar os limites do seu corpo. 

Até a próxima pessoal!!

Um comentário:

  1. Tem um blog muito detalhado sobre a dieta da usp
    http://dieta-da-usp.blogspot.com

    ResponderExcluir